JORNAL DA UFU/ A HISTÓRIA PRESERVADA DOS OBJETOS (22/07/2022)

Raphael Bahia, arquivista do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS), dá entrevista ao Jornal da UFU sobre a história preservada dos objetos
por Kauany Mota
Publicado: 28/07/2022 - 15:13
Última modificação: 28/07/2022 - 15:54

Na última sexta-feira, 22 de julho de 2022, o Jornal da UFU recebeu o Raphael Bahia, arquivista do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS) da Universidade Federal de Uberlândia, para uma entrevista, cujos principais temas discutidos se relacionam à importância da preservação de objetos e documentos para a construção da nossa história, além da preservação da memória da cidade de Uberlândia, bem como a relevância de museus e arquivos e uma educação patrimonial no processo de construção da História regional, coletiva e individual.

A entrevista faz parte da temática abordada no Jornal da UFU sobre A História preservada dos objetos. Nela, Raphael esclarece algumas questões sobre como é a profissão de um arquivista, sobre a importância de preservação dos objetos e o que diz que um objeto tem potencial para relembrar o passado. Além disso, argumentou-se sobre o papel significativo do CDHIS para Uberlândia, para a comunidade acadêmica e para todo o país, enquanto maior centro de documentação do Brasil em volume de acervo.

Ademais, discutiu-se, ainda, a diferença entre um museu e um acervo universitário e a relevância de se visitar esses locais. Nesse quesito, Raphael destaca a educação patrimonial como essencial para que esses espaços sejam ocupados por todos. Para conferir o jornal e a entrevista na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5LacIJldVps.