Serviço

Monografia

por Portal INHIS
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 31/01/2023 - 14:17
Público-alvo: 

 

Monografia de Conclusão de Curso

 

 

Ao propor um currículo integrado, que procura romper com a dicotomia ensino ou pesquisa, a obrigatoriedade da pesquisa e redação de uma monografia de conclusão de curso passa a ser entendida como um dos momentos privilegiados de construção do conhecimento, por parte do aluno, que poderá mobilizar e articular os conhecimento teóricos e práticos desenvolvidos ao longo do curso, sob a orientação de um professor da instituição.

Para a realização de pesquisas documentais o Instituto de História conta com o Centro de Pesquisa e Documentação em História-CDHIS, criado em 1985 com o objetivo de preservar a memória histórico-social da cidade e região, estimular e dar apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de História. Outros setores ligados ao Centro e às atividades do curso de História constituem referenciais significativos para o desenvolvimento da pesquisa na área, tais como: o Arquivo Histórico, o Laboratório de Preservação e Restauro de Documentos, o Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher-NEGUEM, o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História-LEAH, o Setor de Publicações, além do Museu do Índio, que oferece possibilidades de pesquisa voltadas para temáticas históricas, antropológicas e etnográficas sobre as populações indígenas. O Curso conta também com núcleos de pesquisa já consolidados, como o Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura-NEHAC, Núcleo de Pesquisa e Estudo em História Política-NEPHISPO, Núcleo de Pesquisa e Estudos História, Cidade e Trabalho-NUPECIT e o Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som-POPULIS.

Deve ser considerado também o acervo bibliográfico disponível e as possibilidades oriundas do sistema interbibliotecas, que permite o acesso rápido e a disponibilidade de material existentes em outras instituições.

A cidade conta ainda com o Arquivo e o Museu Municipal e com centros culturais, o que amplia bastante as possibilidades de pesquisas.

O Colegiado de Curso poderá estabelecer normas específicas para regulamentar a orientação, a redação e apresentação de monografias, respeitando o princípio de que este deve ser um trabalho autoral e que deve ser apresentado publicamente, diante de uma banca composta por professores que se encarregarão de avaliá-lo.

 

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DA MONOGRAFIA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFU: clique aqui