Centro de Documentação e Pesquisa em História

por Luciana Lemes de Andrade Barbosa
Publicado: 07/11/2019 - 17:43
Última modificação: 05/10/2023 - 07:59

O Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS é um órgão do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia constituído como lugar de guarda da memória institucional, regional e de produção de saberes sobre a preservação da memória coletiva.

Criado em 1985 a partir da iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Ciências Sociais, o qual englobava os cursos de História e Geografia, constituiu-se inicialmente como Núcleo de Pesquisa em História e Ciências Sociais (NUHCIS), abrigando documentos recolhidos dos projetos desenvolvidos pelos professores dos Cursos de História e na comunidade (fotos, coleções de jornais, documentos acumulados e guardados por memorialistas amantes da cidade etc.). Em 1987 o NUHCIS inaugurou sua sede em casa alugada num bairro central da cidade. Nesse momento a doação de uma coleção etnográfica veio enriquecer o seu acervo constituindo uma nova linha de pesquisa dando origem ao museu do índio. Durante, praticamente, 05 anos neste endereço, pode desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão junto à comunidade.

No final desse período, dois novos setores surgiram: o primeiro, em 1992, foi a criação do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher-NEGUEM; o segundo, a organização de um acervo precioso: duas coleções de discos, doadas, perfazendo um total aproximado de 20.000 unidades. Por fim, uma nova etapa marca a história de vida do NUHCIS, a da sua transferência, em 1992, para instalação própria no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica, com a expectativa de garantir uma melhor relação com o público e continuar a desenvolver ações pautadas na interação Ensino-Pesquisa e Extensão, imprimindo-lhes um caráter dinâmico. Vários projetos interdisciplinares de pesquisa passaram a ser implementados, e, como meio de dinamização e divulgação do trabalho, passou-se a publicar um Boletim semestral e folders das coleções de documentos. Esse processo de expansão justificou a transformação do NUHCIS no Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS. Em 2002, o CDHIS já havia adquirido uma dimensão bem mais ampla do que tinha no início da década de 90. As coleções de documentos, organizadas e catalogadas, haviam crescido em volume de documentos e em diversidade, desenvolvera um setor de restauro e preservação; realizava várias atividades de extensão, tais como mostras fotográficas e de documentos raros, promoção de cursos relativos à natureza das suas atividades, assessoria a escolas e arquivos, promoção – com outros órgãos e instituições – de encontros, seminário etc., publicação de três revistas – Cadernos de Pesquisa do CDHIS (semestral), Caderno Espaço Feminino (semestral), Gênero em Pesquisa (semestral) . A partir de maio de 2003, sofreu novas alterações: a) passou a incorporar outro órgão de extensão do Instituto de História, o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História-LEAH, ampliando seus acervos com produções acadêmicas e documentos relativos ao ensino de História, atividades de extensão ganhando uma publicação a mais, a revista Cadernos de História; b) foi criado o Núcleo de Imagem e Som, para implementar a organização e catalogação do acervo discográfico e a realização de pesquisas pertinentes. Em 2011 foi aprovado o Regimento do CDHIS, estabelecendo as normas de funcionamento para o órgão. O LEAH deixou de fazer parte de sua estrutura e o centro de documentação foi dividido em três setores: arquivo, restauro e setor de publicações.

Técnicos-administrativos:

Aline Guerra - Ações educativas

Raphael do Carmo Bahia - Arquivo

Mario Costa de Paiva Guimaraes Junior-Setor de Publicações

Velso Carlos de Souza - Conservação e Restauro

Ações educativas

O agendamento para visitas guiadas é realizado exclusivamente pelo email agendamentocdhis@gmail.com, com o envio do formulário preenchido, disponibilizado no Link : https://drive.google.com/file/d/1FD0UvUA3BfY_o2BmtEGVoU7SSH9jA-a4/view?usp=sharing

Arquivo

O Arquivo Histórico do CDHIS tem como objetivo não só preservar, organizar e recuperar documentos históricos, mas também produzir e gerar pesquisas, promover palestras, cursos, exposições de documentos, entre tantas outras atividades de extensão. O acervo documental é composto de coleções fotográficas, discográficas, jornais da cidade, jornais da região e do país, mapoteca, videoteca e filmoteca. Todo esse material encontra-se à disposição do público em geral para a pesquisa e consulta.

Material Existente no Arquivo Histórico do CDHIS:

•  Coleções

Guia e Inventário Coleção Cora Pavan Capparelli

Guia e Inventário Coleção Olívia Calábria

•  Outros Documentos não nomeados

HEMEROTECA E BIBLIOTECA:

JORNAIS
. Jornais de Uberlândia
. Jornais diversos da Região e do país.

LIVROS:

. Discos

Agendamento de pesquisas: agendamentocdhis@gmail.com

Endereço:
Campus Santa Mônica - Bloco 1Q (Mineirão)
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902