Nota de Pesar pelo falecimento do Professor Paulo Roberto de Almeida

por Luciana Lemes de Andrade Barbosa
Publicado: 03/12/2023 - 18:09
Última modificação: 03/12/2023 - 18:12

É com profundo pesar que o Instituto de História comunica o falecimento do professor Paulo Roberto de Almeida, no dia de hoje (03/12/2023). Professor Paulo Almeida é professor aposentado do nosso Instituto. Paulo de Almeida, Paulinho para os mais próximos, fez sua graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Em sua atuação profissional buscou contemplar os processos de resistência da classe trabalhadora, movimentos sociais, memórias de trabalhadores tendo tido uma contribuição importante para os estudos acerca das experiências dos trabalhadores. Professor Paulo Almeida foi destacado professor nos estudos da História Social do Trabalho, sendo referência especialmente da Linha História e Movimentos Sociais do Programa de Pós-Graduação em História da UFU, tendo sido coordenador do Programa, Diretor de Unidade e referência para algumas gerações de estudantes de História da UFU. Paulo Almeida articulava sua experiência profissional, como docente e pesquisador com sua militância política, tendo sido entre outras funções importantes, presidente da ADUFU-SS, de 1998-2000. Nesse momento de dor o Instituto de História se solidariza com amigos e familiares, especialmente sua esposa e sua filha. PAULO ALMEIDA, PRESENTE!