Seminário Institucional das Licenciaturas

por Portal INHIS
Publicado: 17/02/2020 - 16:38
Última modificação: 26/11/2020 - 08:23

Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC)

O Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) tem por objetivo a apresentação e a socialização dos resultados dos Projetos Interdisciplinares (PROINTER), e é co-requisito com o Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II).

No Curso de Licenciatura em História, o aluno deverá, obrigatoriamente, participar desse Seminário, apresentando os resultados dos projetos interdisciplinares após a conclusão do PROINTER IV, conforme se vê no fluxograma do Curso. Após finalizar sua vivência nos quatro PROINTER, o aluno deverá fazer sua inscrição e comparecer às atividades programadas para esse seminário.

Os Projetos Interdisciplinares têm um caráter orgânico e progressivo, devem ser desenvolvidos em sequência, de acordo com os pré-requisitos.

Conforme orienta o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da UFU, o SEILIC prima pelo desenvolvimento de ações junto à comunidade norteadas pelos seguintes princípios:

• Troca de conhecimentos entre universidade e comunidade, de forma que o saber acadêmico, no e pelo contato com os saberes das comunidades, possa atender e dialogar com as demandas e necessidades sociais.
  • Relação entre os saberes acadêmico e comunitário numa interação dialógica em que ambos sejam protagonistas do processo.
  • Proposição nas modalidades de Projeto ou Programa de Extensão, devidamente cadastrados no Sistema de Informação de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/PROEX/SIEX), devendo impactar efetivamente na formação do professor, referenciando, socialmente, os saberes resultantes do ensino e da pesquisa.

O componente curricular também está em sintonia com as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Supõe relações de cooperação e colaboração entre a universidade e os sistemas educacionais, confere às instituições de educação básico e outros espaços educacionais protagonismo estratégico na formação dos docentes e articula fortemente teoria e prática desde o início do processo. Além disso, assume a perspectiva de aprimoramento do magistério e da prática educativa por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e entre formação inicial e formação continuada.