Laboratório

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cultura Popular e Vídeo Documentário - DOCPOP

DOCPOP
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 22/10/2021 - 14:57

O DOCPOP foi idealizado e criado pela Prof.ª Dr.ª Maria Clara Tomaz Machado como uma resposta às tendências historiográficas que privilegiam novas narrativas e linguagens, entre elas o vídeo-documentário. Nesse viés, tornar-se-á possível trazer à cena os sujeitos sociais de cultura popular, excluídos e anônimos, por meio do registro de suas histórias e experiências vividas. Do ponto de vista metodológico entende-se o documentário como um gênero em construção e, por suposto, tanto como narrativa historiográfica, quanto objeto de pesquisa. O laboratório reúne pesquisadores da cultura popular e da produção cinematográfica privilegiando, como documento, a imagem e a história oral. Atualmente, é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Andréa Angelotti Carmo, professora do Instituto de História UFU (INHIS/UFU) e conta com a colaboração do Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibraim Katrib, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU).

Endereço:
Campus Santa Mônica - Bloco 1H - Sala 1H63