Avaliação do Curso

Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 26/03/2021 - 10:54

Avaliação do Curso

O Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em História, currículos 5000708LBM e 5000708LBN, com vigência entre 2006 e 2018, estabelece Diretrizes para os Processos de Avaliação da Aprendizagem e do Curso:

1 – Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes:

Considerando os princípios gerais, diretrizes e metodologias propostos o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em História – Licenciatura e Bacharelado, os processos de avaliação devem ser tomados como um dos componentes do trabalho educativo. Neste sentido, a avaliação não deve ser o exercício de uma simples verificação momentânea de conteúdo, ou um processo meramente técnico, mas uma prática que acompanha e busca compreender o caminho percorrido pelo estudante, valorizando a sua independência intelectual, criatividade e criticidade, rigor teórico e coerência no trato dos conhecimentos avaliados. Os processos avaliativos devem ser realizados, no mínimo, em duas oportunidades durante as atividades propostas em cada componente curricular.

2 – Avaliação do Curso:

A implantação e desenvolvimento do Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em História – Licenciatura e Bacharelado requer que o curso seja avaliado periodicamente. Esta avaliação deverá ser realizada pelo conjunto dos sujeitos diretamente envolvidos no processo educativo – professores, estudantes e técnicos-administrativos – tomando como referência as proposições apresentadas no próprio projeto. O objetivo traçado foi o de detectar e qualificar o cumprimento ou não dessas propostas, os erros e acertos verificados e, a partir deste diagnóstico, a proposição de soluções e correções de rumos que visassem, sempre, aperfeiçoar a qualidade do ensino oferecido no Curso de Graduação em História. Considerando que o prazo médio de integralização curricular proposto é de 4,5 anos (quatro anos e meio), a primeira avaliação conjunta do Curso foi prevista para o final do segundo ano de implantação da nova estrutura curricular, e, a partir desta, a cada 03 (três) anos. Ao Colegiado de Curso coube elaborar os instrumentos técnicos adequados e conduzir o processo avaliativo, divulgando e discutindo os resultados alcançados.

Tópicos: